kellynha almeida

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"O desinteresse pelo teatro"

Muita gente tem procurado cursos e oficinas de teatro, apenas com um intuito: se tornarem artistas de novela. Querem fazer as aulas, montarem espetáculos do final do ano e só. Ah, e querem sempre o papel principal, senão, fazem biquinhos e abandonam tudo.
Cada dia que passa está mais difícil encontrar pessoas dispostas em formar um grupo de teatro, tanto que a procura por monólogos e textos com poucos personagens tem sido enorme nos bancos de textos que conheço. Eu mesmo venho sentindo esse movimento.
Antes, eu pensava que esse movimento de procura por monólogos e textos com pequenos personagens fosse por conta dos custos de produção, que todos nós sabemos que é sempre complicado e caro para textos com muitos personagens, mas tenho chegado a conclusão que o problema é a falta de pessoas.
A maioria quer apenas passar pelo teatro, alguns apenas frequentam cursos e oficinas apenas para enriquecer o currículo, pois o que eles querem mesmo é poderem atuar na televisão. Mas aí existe um paradoxo, pois, ao mesmo tempo, que essa gente procura cursos e oficinas de teatro, elas demonstram um total desinteresse pelo teatro, tanto como arte, como movimento artístico, o que é uma pena.
Vocês podem fazer essa pesquisa por conta própria e vão acabar chegando na mesma conclusão que cheguei. Cursos e oficinas de teatro estão sempre cheios de alunos, mas grupos de teatro, quase sempre sofrem problemas com a falta de elenco. Montar um espetáculo com três personagens tem se tornado um grande desafio.
São raros os grupos que conseguem reunir pessoas que comunguem a mesma paixão pelo teatro, isso é coisa de abnegados. Hoje em dia, vale mais correr atrás de um papel de figurante em um curta-metragem, do que dispor as tardes de sábados e domingos, ensaiando um espetáculo teatral.
É, parece que o teatro está ficando cada vez mais uma arte de abnegados mesmo e logo, logo, só assistiremos, monólogos, monólogos e monólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário